Para professores

NUPI- Orientações para professores de estudantes com baixa visão

NUPI- Orientações para professores de estudantes com deficiência auditiva

ARTIGO - A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Centro  Universitário Unievangélica

ARTIGO - Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência-2018
O artigo apresenta um breve resgate das políticas públicas referentes à acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais, especialmente, na Educação Superior. Segundo objetivo do artigo é verificar como os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais de uma Instituição Pública de Educação Superior, de uma cidade no interior do Paraná, percebem as reais condições de acesso e permanência na universidade e correlacionar isso às políticas públicas alusivas ao Ensino Superior. 

- ARTIGO - Estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias escolares, acesso e acessibilidade-2018
O artigo descreve a acessibilidade na educação  e a trajetória escolar no relato de uma aluna com baixa visão e sua vitória no ensino superior.

LIVRO - Inclusão e Educação: construindo práticas educativas inclusivas-2015
Este livro e as autoras que nele escrevem trabalham na perspectiva de perceber a inclusão escolar como um processo que se dá a partir das possibilidades apresentadas pelas relações que se estabelecem entre os sujeitos e o professor, e não daquilo que, num primeiro olhar, é visto como falta. Aborda as políticas de inclusão e apresenta entrevistas com professores/profissionais/pesquisadores com subsídios para lidar com as especificidades educativas do sujeito a partir de suas deficiências. Finalizando, aponta possibilidades de práticas pedagógicas nos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades.

 

 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000