Campus de Alegre - ES

Monitoria de Acessibilidade

A monitoria de acessibilidade é coordenada pelas professoras Aline de Menezes Bregonci e Marli Lourdes de Oliveira.

As monitorias são responsáveis por acompanhar alunos com deficiência e/ou transtornos nos horários de aula, acompanhar alunos em avaliações, trabalhos e aulas práticas, realizar estudo individual e adaptar materiais utilizados pelos professores nas aulas.

Atualmente, a equipe de monitores é formada por nove alunos, sendo oito bolsistas do Programa Incluir e um monitor voluntário.

Monitores de acessibilidade do NAUFES – Alegre

Alunos

Cursos

Gabriel da Silva Damião

Sistemas de Informação

Devair Augusto da Silva

Sistemas de Informação

Marcelo Augusto Soares Gomes (voluntário)

Sistemas de Informação

Rosimeri Barbosa dos Santos

Engenharia Química

Diego Borges de Aguiar

Biologia Licenciatura

Sara Lúcia Leal Polastrelli

Farmácia

Caio dos Santos Mendonça Bastos

Biologia Licenciatura

Marcela Silva de Oliveira

Matemática

José Paulo Júnior

Ciência da Computação

Os monitores realizam os seguintes trabalhos:

Gabriel da Silva Damião acompanha aluno que possui baixa visão. As atividades que são desenvolvidas pelo monitor são distribuídas em 20 horas semanais nas atividades de instalação de softwares adequados às necessidades do estudante com deficiência visual e auxiliar no manuseio e sua manutenção. Principalmente, editar textos para adequar ao que for solicitado, para garantir que o aluno com deficiência tenha acesso à literatura científica necessária para concluir seus estudos.

Rosemeri Barbosa dos Santos acompanha aluno que possui baixa visão. As atividades desenvolvidas pela monitora são distribuídas em 20 horas semanais contemplando acompanhamento do aluno em sala, estudo individual e apoio a adequação de materiais.

Diego Borges de Aguiar acompanha dois alunos com baixa visão. As atividades desenvolvidas pelo monitor são distribuídas em 20 horas semanais contemplando acompanhamento do aluno em sala e estudo individual

Devair Augusto da Silva acompanha aluno que possui baixa visão. As atividades desenvolvidas pelo monitor são distribuídas em 20 horas semanais contemplando acompanhamento do aluno em sala e estudo individual, além disso, o monitor auxilia nas atividades de instalação de softwares adequados às necessidades do estudante com deficiência visual e auxiliar no manuseio e sua manutenção. Principalmente, editar textos para adequar ao que for solicitado, para garantir que o aluno com deficiência tenha acesso à literatura científica necessária para concluir seus estudos.

Sara Lúcia Leal Pollastrelli acompanha aluno que possui baixa visão. As atividades desenvolvidas pelo monitor são distribuídas em 20 horas semanais contemplando acompanhamento do aluno em sala e estudo individual

Marcela Silva de Oliveira acompanha aluno que possui baixa visão. As atividades desenvolvidas pelo monitor são distribuídas em 20 horas semanais contemplando acompanhamento do aluno em sala

Caio dos Santos Mendonça Bastos acompanha os alunos com baixa visão em horários de estudo individual.

José Paulo Júnior acompanha aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Dislexia. As atividades desenvolvidas pelo monitor são distribuídas em 20 horas semanais contemplando acompanhamento do aluno em sala e estudo individual

E o monitor voluntário Marcelo Augusto Soares Gomes que também auxilia nas atividades de adaptação de material.

Destacamos que além de atenderem os alunos assistidos pelo projeto incluir, os monitores desenvolvem trabalho de pesquisa, registrando as práticas desenvolvidas e pesquisas de materiais e meios de desenvolver melhor o trabalho de inclusão dos alunos público alvo da educação especial em nossa universidade.

 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000